Como utilizar a funcionalidade para geração de Chave de Motorista
Já ouviu falar em DRIVE ID?
Para agilizar a identificação do motorista no tacógrafo do(s) veículo(s) que cada motorista pode dirigir na sua frota, bem como evitar o cadastro incorreto de seus motoristas, a VDO disponibiliza a funcionalidade "CHAVE DE MOTORISTA" ou "DRIVER KEY".
Com esta funcionalidade, você seleciona um motorista e quais veículos ele pode dirigir e gera os arquivos em um pendrive que possibilita atualizar o cadastro de motoristas do tacógrafo bem como faz a identificação do motorista (LOGIN) ao conectar este pendrive na entrada USB do equipamento, caso ele ainda não esteja registrado, ou desvincula (LOGOUT) caso já esteja registrado. Desta forma, em todos os tacógrafos informados durante esta configuração, basta o motorista conectar o pendrive e seus dados estarão sempre corretos e de acordo com o sistema além de a realizar identificação de forma fácil e rápida.
ATENÇÃO: a aquisição do pendrive, bem como o seu correto funcionamento, é de responsabilidade do gestor da frota. Ele deve ser de marca confiável com pelo menos 4Gb.
Para realizar esta configuração você deve usar a opção "Motoristas" no menu lateral, selecionar o motorista na lista da área cinza e clicar na aba "CHAVE DE MOTORISTA" (ou "DRIVER KEY"). Veja imagem a seguir.
Ao clicar no campo "Habilitar Chave de Motorista", será apresentada a lista de todos os veículos ativos da sua frota, para que sejam selecionados aqueles que serão dirigidos por este motorista. Veja imagem a seguir.
Se for a primeira vez que você utiliza esta funcionalidade, você terá que clicar no botão "BAIXAR APLICATIVO" que se encontra no canto inferior direito da página. Será realizado o download do arquivo VDOFleet-DriverKey.exe na sua pasta padrão de downloads da internet. Caso queira, você pode mover ou copiar este arquivo para outra pasta em que você identificará mais facilmente como dados da sua plataforma VDO. Nas próximas vezes que usar esta funcionalidade esta ação não será mais necessária.
Veja os passos para realizar a configuração da chave de motorista, considerando que você já fez o download do arquivo como mencionado anteriormente:
(1) selecionar o motorista;
(2) clicar na aba "CHAVE DE MOTORISTA" (ou "DRIVER KEY");
(3) clicar no campo "Habilitar Chave de Motorista";
(4) selecionar os veículos que o motorista poderá dirigir;
(5) clicar no botão "GRAVAR" para salvar as informações;
(6) copiar o token que está informado no campo "Chave do Motorista";
(7) executar o aplicativo que você baixou anteriormente - localize a pasta onde o arquivo VDOFleet-DriverKey.exe foi salvo e o execute com um duplo clique sobre o nome do arquivo como na imagem a seguir
e o aplicativo abrirá (caso seja apresentada uma caixa como AVISO DE SEGURANÇA, selecione a opção EXECUTAR):
(8) selecione o drive em que está conectado o pendrive que será configurado como chave de motorista;
(9) cole o número do token que você copiou da tela de motorista
(10) clique no botão "Gerar Arquivos" e aguarde a confirmação de que os arquivos foram gerados.
Pronto! você pode entregar o pendrive ao motorista, que poderá se identificar nos tacógrafos selecionados apenas conectando-o na entrada USB do equipamento.
ATENÇÃO: para que a chave de motorista funcione adequadamente, é preciso que o campo "Tipo BVDR" no cadastro de cada veículo esteja informado corretamente, pois para cada tipo os arquivos gravados no pendrive variam e se o cadastro estiver incorreto a chave não funcionará no tacógrafo. Veja no artigo "Como utilizar a funcionalidade para Gestão de Veículos de sua frota" mais detalhes sobre este campo.